Já refletiu sobre a relação entre a sua qualidade de vida e a qualidade do seu trabalho? Foi precisamente este o tema de abertura do evento do dia 19 de dezembro de 2017 – a Demonstração Sage For Accountants.
Com a sala de formações completamente lotada, fechámos em grande a agenda de eventos da Academia Samsys.
Este foi dos mais completos eventos que proporcionámos, gratuitamente, na medida em que apenas numa manhã abordámos temas como o Sage For Accountants, com a especialista da Sage Paula Teixeira, as Apps desenvolvidas pela Samsys: eSaft, eDMR e Gestão de Tempos, apresentadas por Victor Dias e Vítor Rodrigues e o Portal Bizdocs, com Carlos Latourrette (Bizdocs).
Apresentação da solução Sage For Accountants
A missão principal de Paula Teixeira, que representava a Sage neste evento, foi apresentar uma solução que foi concebida a pensar na nova geração de contabilistas.
Efetivamente, os Gabinetes de Contabilidade estão a sofrer uma mudança tão grande, cada vez mais impactante, que há necessidade de as empresas acompanharem a era digital que estamos a atravessar.
Durante a sessão foram apontadas várias vantagens e benefícios da solução Sage For Accountants para os contabilistas.
“Estamos já a assistir uma mudança a nível digital, uma revolução que vai além de digitalizar documentos. (…) Trata-se de um sistema que permite gerir melhor os tempos de execução das tarefas, aumentando a rentabilidade e conseguindo valorizar o trabalho dos contabilistas”, referiu Paula Teixeira.
Há dois grandes fatores que são absolutamente primordiais e indescuráveis para a Sage: eficiência e segurança. Assim, a solução apresentada vai encontro destes fatores, a eficiência do trabalho e também a segurança da informação que está a ser prestada.
Hoje fala-se em alterações do Saft da contabilidade, que estão a impactar as empresas, causando pressão nos contabilistas. Essa pressão é consequência de algumas preocupações relacionadas com alterações legislativas. A maior alteração é a introdução das taxonomias que irão provocar alterações na elaboração de alguma informação fiscal de encerramento de exercício das empresas.
As alterações na lei são regulares e as maiores preocupações dos contabilistas são a incerteza do que estará para vir, a informação incompleta e a ausência de informação concreta sobre a desmaterialização das declarações anuais (IES e Modelo 22).
A solução apresentada vai ao encontro da possibilidade de automatizar o lançamento de ficheiros contabilísticos, de forma que cruzando a faturação com a contabilidade, ela esteja totalmente reconciliada.
Appsys | Apps eSaft e eDMR
As Appsys são aplicações desenvolvidas pela Samsys. Neste evento, Victor Dias apresentou duas aplicações fundamentais, que foram do interesse da maioria do auditório: o envio dos ficheiros Saft e DMR à Autoridade Tributária.
A App eSaft permite automatizar o envio do Saft da forma mais simples, intuitiva e rápida que pode imaginar.
Por sua vez, a App eDMR é uma solução que gere o envio (em lote) mensal de ficheiros de Declaração Mensal de Remuneração, no portal da Autoridade Tributária.
Para explicar melhor a importância destas aplicações para o dia a dia empresarial, convidámos o Dr. Hélder Morais, Contabilista, que realçou a facilidade de trabalhar com estes programas, a rapidez do processamento de tarefas e a gestão dos clientes que enviaram ou não os ficheiros.
Existe ainda a possibilidade de automatizar o envio de emails para os clientes que têm Safts em falta. Quanto ao funcionamento, basta submeter os ficheiros na aplicação e fica automaticamente a obrigação legal cumprida, foi assim que o Dr. Hélder Morais rematou a sua experiência enquanto utilizador e admirador destas aplicações.
Appsys | App Gestão de Tempos
Vítor Rodrigues fez uma intervenção que foi ao encontro da metodologia e organização do trabalho. Apresentou uma aplicação bastante simples, que ajuda a perceber a rentabilidade dos nossos clientes.
Esta aplicação é direcionada para empresas de serviços, pelo que ajuda a perceber onde investimos o nosso tempo e em que tarefas. Este é um processo que ajuda a tomar decisões, devido à recolha de mais dados e informações sobre a forma como é aplicado o tempo.
Está organizada em 3 principais áreas:
- Clientes – nome, código ligado ao software de gestão;
- Tipificação de serviços – para poder perceber a rentabilidade de serviços e em clientes;
- Registo – onde preenchemos as horas e descrevemos as funções executadas;
- Análise – obtenção de toda a informação registada, que pode ser analisada de forma automática ou que pode ser trabalhada no excel, de forma mais personalizada.
Portal Bizdocs
Em representação da Bizdocs, empresa com grande foco na gestão documental, Carlos Latourrette falou de uma ideia que inspirou a sua empresa, a de ajudar as PMEs no processo de transformação digital. Nesse sentido, o Portal Bizdocs é uma solução cloud, ou seja toda a informação está partilhada online, por clientes e contabilistas em qualquer lugar, que possui pastas pré-criadas e permite pesquisa de documentos através de excertos do texto, entre outras funcionalidades.
Surgiu composto por 3 principais áreas:
- Portal Bizdocs (onde está toda a documentação);
- Área para Contabilistas;
- Área para PMEs.
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