Desafios na coordenação de Equipas de Vendas. Foi, este, o objeto da 9ª Tertúlia Samsys que se realizou no dia 22 de março de 2017. 90 participantes trocaram diferentes ideias com Paulo Ferreira e José Augusto Nunes Carneiro, os oradores convidados.
Samuel Soares, o nosso Diretor Geral, foi o moderador da 9ª Tertúlia. Concluídas as apresentações os oradores foram convidados a responder a algumas questões. Definição de objetivos, foi a primeira pergunta. Para Nunes Carneiro, nem sempre é realizada por quem o deve fazer, mas é prioritária em qualquer equipa de vendas. Já Paulo Ferreira afirma que: “Resultados não é tudo, é a única coisa, a questão é como o fazemos e como definimos objetivos”. Para o consultor, uma das dificuldades de um Diretor Comercial é perceber quais os diferentes papeis dos elementos das equipas para ir de encontro à Identidade Corporativa.
Desta forma, a dificuldade de definir objetivos SMART passa por perceber as motivações das pessoas, a de criar objetivos pessoais e como fazem para ir mais além.
“Há equipas comerciais a fazer quilómetros, mas não sabem onde vão chegar, como podem chegar e até se podem chegar” – Paulo Ferreira sobre a definição de metas reais.
A monitorização de objetivos foi alvo de discussão e de que forma os meios tecnológicos nos podem ajudar. Para os nossos oradores a tecnologia é útil, um CRM é útil, mas depende do uso que lhe damos. A nossa equipa pode ter o melhor CRM do mundo, se não souber como utilizar, não tem qualquer tipo de utilidade.
Papel das lideranças, motivação e Auto motivação foram outros temas discutidos na nossa tertúlia, colocados pelo publico. Entre as várias questões, a forma como se partilha de informação entre comerciais e diretores de equipa de vendas também esteve em foco. “A quantidade de informação preocupa na questão do overload”, responde Paulo Ferreira. É necessário, desta forma, trabalhar a informação que partilhamos, enquadra-la e contextualiza-la para tirarmos o melhor partido dela.
O evento terminou com um anuncio muito especial aos nossos convidados. Divulgamos em primeira mão informações sobre o Dia do Cliente 2017. Um evento anual, num ano especial. Marca o 20º aniversário da Samsys. Queremos que o Dia do Cliente também seja para continuarmos cada vez mais a partilhar aquilo que nós vamos recebendo. Este ano queremos chegar a mais pessoas. Dia 27 de junho de 2017. Brevemente estarão disponíveis mais informações sobre o evento. No entanto assegure já o seu lugar, as inscrições já estão abertas.
As tertúlias Samsys
As Tertúlias Samsys começaram em dezembro de 2012 com o mote geral: “Sozinho vais mais depressa. Juntos vamos mais Longe!“. São um espaço de partilha de experiências empresariais. Sempre com o objetivo de permitir a todos os participantes trocar opiniões sobre a sua realidade.
A segunda tertúlia realizou-se em março de 2013 com o tema “Liderança e integridade perante condições de stress“. A terceira tertúlia aconteceu em março de 2014 sob o tema “Todas as Empresas têm uma cultura”, e a 4ª tertúlia em dezembro de 2014 sobre “Tradição, inovação e internacionalização“. A 5.ª tertúlia, sob o tema “O Desafio da Sucessão nas PME de origem Familiar”, aconteceu em março de 2015, e a 6ª tertúlia em novembro de 2015 sobre “O Desafio dos Recebimentos”. A 7ª tertúlia realizou-se em março 2016 com o tema “Como usar os incentivos do Portugal 2020 para alavancar o seu negócio“. Já a 8ª tertúlia aconteceu em outubro de 2016 e discutiu oMarketing Digital.