“Sozinhos podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe”. Foi assim que começou a 8ª Tertúlia Samsys, desta vez dedicada ao Marketing Digital.
Foi no Lispolis (auditório Veiga Simão), em Lisboa, que no passado dia 20 de outubro de 2016 se falou de como pode promover o seu negócio de forma simples, através das redes sociais e outras ferramentas online. Para isso, reunimos no mesmo painel dois especialistas em Marketing Digital: Ivo Madaleno e Frederico Carvalho.
Ivo é apaixonado pelo Pinterest e o Instagram e é autor da página “Pinstagram Guy“. O orador convidado diz que tem “vivido e respirado Redes Sociais, dando consultoria nesta área e também em gestão, ajudando as empresas a integrar o online e o offline num só mundo”.
Frederico é fundador da Clicksummit, a maior conferência de marketing e vendas online, onde mostra os melhores processos e as melhores plataformas disponíveis. Tem também uma empresa de envio de SMS Marketing e é consultor em vendas online.
O Marketing Digital, se for bem feito, pode ser uma ferramenta comercial muito poderosa. Segundo Frederico Carvalho, no marketing e comunicação online deve-se primeiro avaliar as necessidades do cliente em função da indústria e dos produtos/serviços que comercializa e analisar as ferramentas que já são utilizadas para se poder adaptar o serviço.
Já Ivo considera que não faz sentido, hoje em dia, falar em online e offline. Para o orador, as redes sociais amplificam o que acontece no nosso dia-a-dia e é cada vez mais importante pensar de uma forma integrada. É fundamental integrar ferramentas online e offline para alcançarmos um maior número de clientes possível.
Durante a tertúlia também foram abordadas formas de gerar tráfego e de chegar a mais pessoas. Uma das formas de o fazer, e que para os oradores é a privilegiada, é o Facebook. Através desta rede social é possível, entre outras coisas, criar anúncios específicos para determinados segmentos do nosso público, destacando-se estratégias como o “look alike”, em que a rede social encontra pessoas com perfis semelhantes àquelas que visitam os nossos sites, por exemplo, e lhes mostram os nossos anúncios.
Para além do Facebook foi também referido o e-mail marketing, que pode ser uma ferramenta poderosa. No entanto, para Frederico e Ivo esta forma de comunicar apresenta problemas de captação de audiência.
Quanto ao futuro, prevê-se que a próxima tendência seja o Facebook Bots, que é uma forma de automatizar processos, não deixando de lado a aposta nos vídeos e no live streaming, que também têm vindo a crescer.