7.ª Tertúlia Samsys, mais uma tarde de partilha

7.ª Tertúlia Samsys, mais uma tarde de partilha

capa

Portugal 2020, tipos de projetos, áreas de aplicabilidade e diferentes opções de financiamento foram o objeto da 7.ª Tertúlia Samsys que se realizou hoje, 22 de março de 2016. Mais de cem participantes que aproveitaram a presença de Nuno Fernandes [Cascata de Números] e Rodrigo Passos [Go Global] para esclarecer questões específicas sobre estes temas.

Começou-se por referir que os 2 pilares de todos os incentivos do Portugal 2020 são a internacionalização e inovação, tendo-se frisado que o investimento não é efetuado numa máquina específica mas sim uma estratégia de internacionalização, ou seja não se quer promover o investimento “avulso” mas sim o investimento enquadrado num plano de negócio e de implementação bem definido.

Foi também abordada a questão de que atualmente no Portugal 2020 é possível pedir de 10% de adiantamento no arranque do projeto, o que poderá ser um apoio importante para arrancar a execução do projeto, nomeadamente para empresas recentes, que também se podem candidatar aos incentivos do Portugal 2020.

Sendo uma prioridade os processos de internacionalização, é no entanto necessário garantir o incremento da exportação após o desenvolvimento do projeto, na medida em que caso não seja atingido o rácio de 15% de internacionalização o apoio não será validado.

Relativamente a alguns itens específicos foi indicado o seguinte:

  • Mesmo não sendo obrigatória, é valorizada a associação a universidades para a apresentação de uma candidatura de investigação;
  • É necessário ter autonomia financeira para existir a aprovação do projeto e a assinatura do contrato.
  • Uma certificação específica para um mercado internacional é elegível num plano de internacionalização.
  • Para as associações existem programas específicos, como os processos de internacionalização conjuntos.
  • É aconselhável que todos os projetos apresentados tenham uma componente de formação.
  • Um projeto de inovação não implica obrigatoriamente investigação

Como contributos específicos de quem já implementou projetos de investimento no passado surgiu um recomendação importante: Evitar o “já agora” e garantir que há um projeto estratégico. Ou seja pensar neste processo não como fundo de maneio mas sim uma ajuda para concretizar algo que a empresa realmente já queria fazer. Ter também em conta que o processo é burocrático e demorado e a empresa tem que ter em mente que os timings nem sempre são aqueles que se espera inicialmente.

Como conclusão final, considerando estes contributos concretos, tendo em conta todas as especificidades, e diferentes projetos aplicáveis a diferentes setores, fica também a ideia de que é importante o aconselhamento de um técnico especializado. Independentemente da empresa ou profissional que seleccione, este acompanhamento é fundamental já que só assim conseguirá uma navegação mais tranquila desta oportunidade.

Tertúlias Samsys

As Tertúlias Samsys começaram em Dezembro de 2012 com o mote geral: “Sozinho vais mais depressa. Juntos vamos mais Longe!“. São um espaço de partilha de experiências empresariais (e não só) mas sempre com o objetivo de permitir a todos os participantes trocar opiniões sobre a sua realidade.

A segunda tertúlia realizou-se em março de 2013 com o tema “Liderança e integridade perante condições de stress“. A terceira tertúlia aconteceu em março de 2014 sob o tema “Todas as Empresas têm uma cultura” e a 4ª tertúlia em dezembro de 2014 sobre “Tradição, inovação e internacionalização“. A 5.ª tertúlia sob o tema “O Desafio da Sucessão nas PME de origem Familiar” aconteceu em março de 2015 e a 6ª tertúlia em novembro de 2015 sobre “O Desafio dos Recebimentos”.