6.ª Tertúlia Samsys com casa cheia

6.ª Tertúlia Samsys com casa cheia

No passado dia 21 de outubro tivemos casa cheia na 6.ª Tertúlia Samsys, com mais de 50 pessoas presentes para trocar ideias e partilhar experiências acerca do tema “O Desafio dos Recebimentos”.

Tivemos como convidados Maria João Marinho da Sage e Paulo Pintassilgo da Dialetos21 que deram o seu testemunho e opinião acerca dos variados pontos debatidos ao longo do evento.

A Tertúlia deu início com a intervenção de Samuel Soares que saudou todos os participantes, agradecendo a presença neste evento, que tinha como objetivo antes de mais, proporcionar uma dinâmica diferente num ambiente intimista e acrescentar algum valor a todos os presentes.

Os pagamentos a prazo, conceder créditos ou não, como gerir a relação com o cliente na hora do pagamento, quais as melhores soluções, entre outras questões foram alguns dos temas que os participantes e oradores debateram.

Deixamos aqui algumas frases que ficaram da Tertúlia:

O Recebimento tem que ser o ponto final de uma boa gestão.

O Ecosistema das empresas mudou, logo o recebimento é uma consequência.”

Podemos trabalhar no nosso mercado sem dar crédito aos nossos clientes?

Os gabinetes de contabilidade procuram soluções que permitam controlar e ter mais informações em relação aos recebimentos.”

A demonstração de fluxos de caixa, pode ser uma ferramenta importante para uma correta gestão financeira.”

Os SI permitem facilitar o processo, através de ferramentas de reconciliação bancária e análises disponíveis.

Os clientes internacionais, habitualmente, têm outro sentido de compromisso no crédito.”

A análise do crédito, deverá ser efetuada de forma personalizada e caso a caso.”

Houve ainda tempo para sugestões de algumas dicas, tais como não ter medo de cobrar na hora que tiver que ser feita a respetiva cobrança, pagamentos de baixo valor devem ser a pronto pagamento, só devemos conceder crédito a quem tem credibilidade, entre outras.

O ambiente foi de descontração e houve até momentos de humor com uma ideia que saiu da plateia: “Estou a pensar meter um comercial para cobrar e não para vender”, o que provocou a boa disposição nos participantes.

Para mais informação, veja as fotos na nossa página do facebook e pode recuperar mais alguns momentos do evento através no nosso twitter@samsyspt e a hashtag #TertúliaSamsys ou futuramente no canal youtube da Samsys.

Tertúlias Samsys

As Tertúlias Samsys começaram em Dezembro de 2012 com o mote geral: “Sozinho vais mais depressa. Juntos vamos mais Longe!“. São um espaço de partilha de experiências empresariais (e não só) mas sempre com o objetivo de permitir a todos os participantes trocar opiniões sobre a sua realidade.

A segunda tertúlia realizou-se em março de 2013 com o tema “Liderança e integridade perante condições de stress“. A terceira tertúlia aconteceu em março de 2014 sob o tema “Todas as Empresas têm uma cultura” e a 4ª tertúlia em dezembro de 2014 sobre “Tradição, inovação e internacionalização“. A 5.ª tertúlia sob o tema “O Desafio da Sucessão nas PME de origem Familiar” aconteceu em 18 de março do corrente ano.