Liderança e integridade perante condições de stress

Liderança e integridade perante condições de stress

A Samsys (empresa do Grande Porto focada na consultoria de Sistemas e Tecnologias de Informação) promoveu um evento para debater o tema da liderança e da integridade perante condições de stress. A aposta foi num formato original, na medida em que os contributos para o aumento da competitividade de empresários e profissionais de diversas áreas, foi apresentado por um Comandante da Marinha Portuguesa.
Para uma sala cheia no Hotel Beta Porto, o Comandante defendeu que para atingir o sucesso é necessário planeamento diário, uma estratégia e missão claras e sobretudo partilhar informação – “as rotinas trazem a estabilidade necessária numa situação de stress”.

Referiu ainda o percurso que a própria Marinha teve que realizar, nas duas últimas décadas, de modernização e adaptação aos novos desafios que lhe são postos no âmbito das suas parcerias estratégicas e que se traduziu num aumento de competências e organização geral que leva inclusive a que as tripulações portuguesas sejam comparadas pelos seus pares a tripulações do norte da europa e menos aos da europa latina.

Foi também abordada a questão da motivação e liderança de uma tripulação / equipa. Para o Comandante, esta situação na Marinha poderá ser mais simples do que numa empresa, pois toda uma escola de anos criou um sentimento de “amor à camisola”.

Nas empresas, é necessário criar um sentimento idêntico, que se poderá traduzir pela expressão “a minha empresa”. Destacou ainda a importância do “planeamento diário e as rotinas [que] trazem a estabilidade necessária numa situação de stress”.

Finalmente conclui com o que considera mais importante em todos os casos. A importância de envolver toda a equipa na estratégia e operacionalidade dos seus objectivo. Nas suas palavras, “Se a recepcionista da empresa não sabe o que a empresa está a fazer no seu todo, então é uma empresa sem estratégia!”.

Veja as fotos da 2.ª Tertúlia Samsys

Veja também o vídeo que fizemos da sessão.